Nota 10 em Loucura é o que não vai faltar

terça-feira, 6 de abril de 2010

Literaturas Escolares: O Sr. Pip






Não. Esse não é mais uma matéria falando sobre os livros indicados pelas escolas ou para vestibulares! XD

A partir dessa semana, o Loucuras vai publicar uma resenha de um filme ou livro que tenham como tema o mundo estudantil ou do aprendizado.

E a escolha dessa semana é o livro "O Sr. Pip" de Lloyd Jones.
Esqueça as líderes de torcida. Nada de disputas pela popularidade. Ao invés de uma escola branca somos transportados para uma ilha chamada Bougainville em plena sua guerra civil na década de 1990.

Através dos olhos de Matilde, a narradora da história, somos apresentadas à essa sociedade esquecida pelo resto do mundo, onde todos os brancos da ilha fugiram durante o conflito. Todos menos um: o Sr. Watts, uma espécie de pária na ilha.

Na ausência de professor, as famílias concordam que o Sr. Watts ensine as crianças enquanto o bloqueio continua. Entretanto, o novo professor, desprovido de diploma, dá àquelas crianças algo que nenhuma educação formal poderia oferecer: a arte de aprender e conviver com todos à sua volta.

Lendo diariamente para seus atentos alunos trechos do livro "Grandes Esperanças", do clássico autor Charles Dickens, o professor Watts despertas nas crianças a curiosidade por um mundo nunca antes visto. Matilda começa a se identificar com o personagem princiapl, Pip, de uma forma que sua mãe nunca poderia imaginar... E é daí que surge muitas aventuras e confusões envoltos nesse simples nome.

Mas para mim, o que considero uma das cenas mais marcantes do livro é quando o Sr. Watts pede para que em cada dia da semana venha um pai, mãe, avó ou tia compartilhar para as crianças o seu conhecimento, o seu ser, colecionando assim fragmentos daquele mundo.

Com sua linguagem poética, seca e por vezes até sarcástica, "O Sr Pip" pode até ter um começo um pouco cansativo, mas nos prende de tal forma ao longo da história, que é impossível não citar as palavras do Sr. Watts:

"É impossível fingir que está lendo um livro. Seus olhos irão traí-lo. Assim como sua respiração. Uma pessoa fascinada por um livro simplesmente se esquece de respirar. A casa pode pegar fogo, e o leitor mergulhado num livro só erguerá os olhos quando o papel de paredes estiver em chamas."

Bem galera, espero que eu tenha transmitido para vocês como esse livro me cativou, porque ele realmente me surpreendeu de todas as formas.

Para quem quiser conferir um trecho do livro, aí vai:

4 comentários:

  1. descupa a demora Lidia, tava estudando...ashasuahsausahu
    muito legal essa iniciativa sua...
    adorei a dica concerteza vou procurar...

    ResponderExcluir
  2. como é a relação entre a mãe (dolres) e a matilda?

    ResponderExcluir
  3. porquê matilda se compara ao personagem principal de "grandes esperanças" ?

    ResponderExcluir
  4. Esse livro é muito, muito bom indico a todos!

    ResponderExcluir